sexta-feira, junho 08, 2007

Risco - Bolívia

O receio quanto ao futuro da distribuição do gás natural no Brasil fez cair o numero de conversões de veículos para GNV. Isto se deve ao "risco-Bolivia", nomeado assim desde a interrupção da produção do campo de San Alberto, que obrigou o corte do gás à Argentina e à usina térmica de Cuiabá (MT) e quase afetou a distribuição da Petrobras.
O episódio provocou uma retração de 65% nas conversões de veículos a gás em abril, segundo a Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás). Em média, são convertidos cerca de 20 mil veículos por mês.
Em contrate com as vantagens do uso do gás por parte das industrias, dados da Abegás indicam as distribuidoras já sentem demanda maior de empresas que procuraram a troca do gás natural por outro combustível.
Não fosse o receio de desabastecimento o segmento industrial, que corresponde a cerca de 60% do consumo, poderia estar crescendo a taxas maiores. Em fevereiro, a expansão foi de só 2,5%.
O temor de serem obrigadas a parar suas linhas de produção por falta de gás e amargarem prejuízos enormes fez com que muitas indústrias trocassem o gás de suas caldeiras, fornos e outros equipamentos por combustíveis alternativos, especialmente o GLP (gás de cozinha).

Ana Claudia


Nenhum comentário: