quinta-feira, junho 07, 2007

Gás Natural e Meio Ambiente


O gás natural caracteriza-se por sua eficiência, limpeza e versatilidade. É utilizado em indústrias, no comércio, em residências, em veículos. É altamente valorizado em conseqüência da progressiva conscientização mundial da relação entre energia e o meio ambiente.
As especificações do gás para consumo são ditadas pela Portaria n. 41 de 15 de abril de 1998, emitida pela Agência Nacional do Petróleo, a qual agrupou o gás natural em 3 famílias, segundo a faixa de poder calorífico. O gás comercializado no Brasil enquadra-se predominantemente no grupo M (médio), cujas especificações são:

· Poder calorífico superior (PCS) a 20 °C e 1 atm: 8.800 a 10.200 kcal/m3
· Densidade relativa ao ar a 20 °C: 0,55 a 0,69
· Enxofre total: 80 mg/m3 máximo
· H2S: 20 mg/m3 máximo
· CO2: 2 % em volume máximo
· Inertes: 4 % em volume máximo
· O2: 0,5 % em volume máximo
· Ponto de orvalho da água a 1 atm: -45 °C máximo
· Isento de poeira, água condensada, odores objetáveis, gomas, elementos formadores de goma hidrocarbonetos condensáveis, compostos aromáticos, metanol ou outros elementos sólidos ou líquidos.




Uso do Gás Natural em veículos

O Gás Natural utiliza-se, em regra, em veículos com motores de Ciclo Otto: a 100%, ou em alternativa com a gasolina (carros ligeiros "dual-fuel").

A adaptação de veículos com motores de Ciclo Otto é muito simples. Porém, a reconversão de veículos de Propulsão Diesel para Gás Natural, pelos utilizadores, é complexa, pouco fiável e cara pelo que não é recomendável; a solução deverá, portanto, ser adaptada quando se adquirirem veículos novos.

Na ausência de uma rede de abastecimento convencional, tem vindo a ser usado preferencialmente em frotas cativas, com pouca exigência de autonomia e com abastecimento centralizado.

Problemas associados ao uso do Gás Natural em veículos

-Exigência de catalisador

-Infraestrutura de distribuição e sistema de abastecimento algo complexos e caros.

-O Gás Natural é um gás de estufa: há necessidade de controlar as perdas por evaporação.

-O Gás Natural tem uma baixa densidade energética (MJ/l). Para ultrapassar esta questão, uma das opções atualmente disponíveis é a sua armazenagem à pressão de 200 bar (Gás Natural Comprimido):

-Os reservatórios ocupam 4 a 5 vezes mais espaço que os combustíveis tradicionais (Nos autocarros localizam-se no tejadilho).

-Aumento mais ou menos apreciável para o veículo.

-Menor autonomia.

Fontes Utilizadas:

http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./energia/index.html&conteudo=./energia/gasnatural.html

http://www.carris.pt/index.php?area=ambiente&subarea=ambiente_gas


Aline.

2 comentários:

Unknown disse...

muito interessante todos os comentarios, solicito dos nobres colegas informaçoes referente ao uso do gas natural em ar ccondicionadl, sou estudante do curso de tecnologia em petroleo e gas da UNISANTOS

Unknown disse...

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