quarta-feira, maio 30, 2007

Evo Morales defende reajuste do gás sem "afetar muito o Brasil"

Com um discurso bastante afinado com o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou hoje que um possível reajuste do gás não deve afetar muito o Brasil e a Argentina.
"Temos que discutir sobre o aumento do preço do gás que exportamos. Deve ser uma negociação racional que beneficie a Bolívia sem que afete muito o Brasil. O mesmo ocorre com a Argentina", afirmou ele em entrevista ao jornal francês "Le Figaro".
A Petrobras e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendem que não haja nenhum aumento de preços do gás. Se houver, acreditam que outras cláusulas do contrato com a Bolívia poderiam ser negociadas de forma a compensar o Brasil.
Além disso, ontem o presidente defendeu que o Brasil conquiste a auto-suficiência em gás e disse que só continuará a importar o combustível boliviano se o preço for "conveniente".
Nesta semana representantes do Brasil e da Bolívia devem manter novas reuniões para discutir os preços do gás, a transferência do controle das empresas da Petrobras para o país vizinho e a indicação de novos diretores para essas companhias.
Na entrevista ao jornal francês, Morales disse que a nacionalização das reservas de petróleo e gás, anunciada em 1º de maio, vai melhorar a situação social dos bolivianos.
Ele voltou a afirmar que não vai expulsar nenhuma empresa e que não quer que a Petrobras e a espanhola Repsol, entre outras companhias, deixem o país. Ele disse, entretanto, que essas empresas serão sócias, e não proprietárias dos recursos bolivianos, daqui em diante.

Fonte: Folha Online
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u107719.shtml

Roberta.

Nenhum comentário: