domingo, junho 03, 2007

Gasodutos – Questão: Venezuela


Em 2005 após a integração da Venezuela no Mercosul, os presidentes Chaves, Lula e Kirchner assinaram um convênio sobre a construção de um gasoduto continental que se estende da Venezuela até a bacia de La Plata.. O projeto visa um gasto de 20 bilhões de dólares na construção de um gasoduto que vai de 7000 a 9000 Km.
Outro investimento seria o transporte do gás por navios. Para isso a temperatura do gás natural tem quer ser resfriada em plantas de liquefação a uma temperatura de 162 graus Celsius abaixo de zero, assim seu volume diminui e é transportado em navios especiais para os mercados consumidores. Até 2005 existiam no mundo 15 plantas de liquefação, hoje existem 191 navios especiais, que transportam o GNL no mundo.
Este sistema parece complexo, contudo analisando suas vantagens econômicas ainda é mais barato que a construção de um novo gasoduto. As situações geográficas entre Venezuela e a região de La Plata para o transporte em navio são boas, porque a produção está perto da costa e dos centros de consumo (com exceção de Brasília) que também ficam na costa sul-americana. Apesar de ainda ser pouco discutida do ponto de vista dos argumentos econômicos, se deveria considerar tal alternativa.

Fonte: http://www.espacoacademico.com.br

Ana Claudia.

Nenhum comentário: